Ecrã preto nos jogos, como corrigir?

Bem devido a alguns problemas com o post anterior, o mesmo foi removido e lanço agora um novo “tutorial” de como corrigir o problema do ecrã preto que já todos apanhámos em alguns jogos. Para quem não está a par, esta situação acontece geralmente durante o boot de um jogo em que fica o ecrã todo preto e o jogo simplesmente não acaba de carregar. Apresento-vos assim um tutorial bastante mais completo que o anterior totalmente realizado pelo PSPNews PT.

Porquê?

Este ecrã pode estar relacionado com vários aspectos da PSP, como falhas na leitura da memória, ficheiro ISO/CSO corrompido, falhas na leitura do cartão, excesso de dados e dados corrompidos no cartão, configurações do Recovery Menu e eventualmente a velocidade de processamento da PSP.

 Como corrigir…

  • Solução 1 

A primeira situação mais lógica será experimentar as diferentes opções No-UMD que os CFW M33 nos oferecem. Para isso acedam ao Recovery Menu (ver secção de turoriais de tiverem dúvidas) ou simplesmente através do vsh. Aqui poderão escolher entre M33 Driver, Sony NP9660 ou OE isofs. Se estiverem a utilizar o M33 Driver experimentem o Sony NP9660. O OE isofs é menos provável de funcionar a menos que se trate de um jogo mais antigo.

  • Solução 2

Por vezes os jogos podem vir especificados para uma determinada língua. Tentem mudar o idioma da vossa PSP nas Configurações, para o idioma do jogo.

  • Solução 3

Passa simplesmente por formatar o cartão de memória e voltar a tentar correr o jogo. A presença de dados corrompidos no cartão pode dar origem a falhas na leitura do cartão e dos ficheiros.

  • Solução 4

Fazer o reset à PSP. Por vezes a PSP começa a ficar lenta ou deixa de correr alguns jogos e os utilizadores ficam sem perceber o porquê. Esta situação acontece geralmente devido à carga excessiva de informação que se vai acumulando na Flash 1. Por esse mesmo motivo o format à flash 1 pode ser bastante útil nestes casos. O format pode ser feito através do Recovery Menu em “Advanced” ou de uma forma mais simples, através do menu fazendo o restauro das definições de origem da PSP (Definições -> Restaurar as definições padrão).

  • Solução 5

Provavelmente a solução que mais teve resultados e que consiste simplesmente em fazer o download de um save do jogo que querem correr e colocar dentro da pasta PSP/SAVEDATA. Muitos dos jogos que apresentam estes problemas podem ter problemas em criar um ponto de restauro no cartão pelo que a presença do save facilitará a leitura dos dados.

  • Solução 6

A incompatibilidade de região pode causar este problema. A situação pode ser contrornada acedendo ao Recovery Menu e nas configurações colocar ENABLED em “Free UMD Region” e escolher o continente relativo à release do jogo em “Fake region”.

  • Solução 7

Em último caso recomendo que arranjem outra release do jogo!😛

Boa sorte!

 

2 Respostas

  1. nao sabia que formatando a flash1 poderia resolver o problema …

    mt boas dicas !!

  2. muito bom..😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: